TELEFONE

(21) 99644-0579

Tempo de espera para pagar conta: um problema tão sério, que já existe até lei para multar.

Sistema Self-Service de Cerveja Pour My Beer
Sistema Self-Service de Cerveja Pour My Beer

Quem já aderiu ao sistema Pour My Beer self service de cerveja e vinha sabe: seus clientes não precisam esperar o garçom trazer a cerveja ou vinho. Eles desfrutam da liberdade de ir e vir buscar a bebida, com toda praticidade que o sistema oferece. Esperar pela cerveja passa a ser, concretamente, coisa do passado.

Mas se a demora ao servir é um possível problema para quem ainda não tem este sistema, outro se apresenta de forma tão recorrente que, no Estado do Rio de Janeiro, até recebeu lei para combater: a demora ao pagar a conta.
É comum em bares, restaurantes, casas noturnas etc haver fila para pagar. Só que isso não pode ser considerado normal, porque de fato é um transtorno ao cliente. Imagine: depois de ter se divertido, consumido, ter dado lucro à casa, ao final o consumidor é “premiado” com uma longa e chata fila. Uma demanda tão grande, que inspirou a criação da Lei 7.238/16, que versa sobre o assunto. Nela, o tempo limite para a espera passou a ser de 20 minutos.
Esta nova norma não se aplica a estabelecimentos que façam a cobrança nas mesas dos clientes. Mas nem todos são assim. Aliás, muitos. Em caso de descumprimento, o proprietário estará sujeito às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. E a multa mínima é salgada: R$ 600,00.

Imagine se, numa fila mais extensa, se esse limite for ultrapassado e todos nela resolverem entrar na Justiça. Um possível prejuízo altíssimo, além de toda chateação e tempo tomado pelos trâmites na Justiça. Algo que simplesmente não pode acontecer.
Então, se você tem estabelecimento no Estado do Rio de Janeiro, fique atento e busque as melhores soluções para evitar ou minimizar filas. E se você tem em outros estados, também, porque quando surge uma lei assim, a tendência é outros lugares aderirem à ideia. Afinal, os desejos das pessoas não diferem muito de um lugar para outro. E esperar é universalmente mal recebido. Um problema que, para encerrar, os usuários do sistema de autoatendimento de cerveja e vinho desconhecem, e brindam felizes da vida. 😉