TELEFONE

(21) 99644-0579

Como aproveitar os eventos esportivos para o sucesso do seu bar ou restaurante.

bar-esporte

 

Campeonato Brasileiro, Champions Leagle, Libertadores da América, NBA, UFC, Super Bowl, Copa do Brasil, Eliminatórias da Copa, 500 milhas de Indianápolis, Sul-Americana, campeonatos regionais (Estaduais, Copa do Nordeste, Copa Verde) e muito mais…

 

Sejam de âmbito internacional, nacional e regional, são muitos os eventos, torneios e campeonatos que compõem o calendário esportivo. Mas, se para o consumidor estes são momentos de diversão e paixão, para o proprietário de bar e restaurantes são excelentes oportunidades de negócios. E há muito o que fazer para potencializá-las, abrindo novas frentes, obtendo mais lucros, com clientes fiéis e felizes.

 

De fato, as transformações dos últimos tempos favorecem aos empreendedores desta área. Há um conjunto de fatores positivos – e consolidados – que listamos aqui, entre outros:

 

– O perfil do torcedor mudou. E ele combina com bares e restaurantes:

       > Com muito mais ofertas de transmissões, indo bem além de futebol, o leque de fãs de outros esportes aumentou. E são tão entusiasmados quanto. Um torcedor do New Jersey Nets ou do San Antonio Spurs acompanha seus times tanto ou mais do que um de futebol.

       > O termo “torcedores de sofá” deixou de ser pejorativo há tempos. Eles são apaixonados, e muitos querem torcer num ambiente mais vibrante do que a sala de casa. Um local que reúna outras pessoas na mesma sintonia, inclusive desconhecidas. E o seu bar ou restaurante tem tudo para oferecer este clima.

       > O esporte como evento social tornou-se algo muito maior. É um momento em que amigos, familiares e colegas de trabalho se reúnem para confraternizar, provar bebidas especiais, comidas deliciosas, postar nas redes sociais, mostrar onde estão. E isso pede um lugar especial.

 

– Os calendários são organizados com antecedência, o que favorece o planejamento dos donos de bares e restaurantes. Mesmo o futebol brasileiro, tão criticado, tem suas principais competições divulgadas desde o início do ano.

 

– A maioria dos jogos e eventos, incluindo os de futebol, não acontece nas cidades onde as pessoas vivem. Ex.: no campeonato Brasileiro de futebol, mesmo nas cidades dos times, no mínimo metade dos jogos são disputados fora.

 

– Muitas transmissões incluem produção voltada à linguagem de TV. Ex.: o show do intervalo do Super Bowl, as aberturas dos jogos da NBA, os gols da rodada, os debates entre comentaristas.

 

– Muitos torcedores se organizam em grupos, principalmente virtuais, como comunidades de times, esportes e locais (bairros, cidades etc). E isso favorece o acontecimento de reuniões sociais entre eles: “Vamos marcar para ver juntos”. Onde? No seu estabelecimento!!!

 

– O ser humano tem a tendência de buscar identidades, tradições, portos seguros para si. E o local de ver jogos está nesse contexto. É possível estabelecer uma ligação mais profunda de fidelidade com seus clientes.

 

Enfim, tudo favorece para que você, empreendedor, aproveite o esporte para ganhar mais.

 

Hoje nós demos um panorama, bem geral mesmo. E, nas próximas postagens, vamos esmiuçar o tema com mais dicas de como se planejar. Aguarde! Até a próxima!