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Como aproveitar os eventos esportivos para o sucesso do seu bar ou restaurante – Como descobrir e atrair o seu público alvo.

Antes de tudo, você precisa saber: o seu bar ou restaurante abre essa possibilidade? Por que há perfis e perfis. Para alguns, de forma geral não cabe de forma alguma, como restaurantes mais sofisticados, de ambientes calmos e contidos. Afinal, o esporte traz descontração em si, mesmo os elitizados.

 

Se ele abre, fique atento a essas dicas. E veja que há mais clientes a conquistar do que se imagina:

 

1. O seu estabelecimento fica em área residencial, comercial ou mista?

  • Em áreas comerciais, o horário de happy hour, nos dias úteis, é o ideal a ser explorado, já que as pessoas estão nesses locais a trabalho. Há um público que estica o horário, mas a maioria tem hora pra chegar em casa.
  • Em áreas residenciais, é mais aberto, e depende do perfil do seu estabelecimento. Pode ser dia útil ou fim de semana, seja à tarde ou à noite. Nas manhãs é uma possibilidade, mas não é algo comum, mesmo tendo transmissões de F1 e jogos de futebol (campeonatos europeus etc)
  • Em áreas mistas, reúne-se os dois panoramas.

 

2. Que tal começar conhecendo o gosto dos seus clientes?

  • Futebol é a estrela, não tem erro. Mas outros esportes estão nas transmissões regulares, com bom número de fãs: basquete NBA, futebol americano, beisebol, basquete NBB, vôlei.
  • Há eventos que atraem atenção, como mundiais de modalidades, que têm suas estrelas e também despertam patriotismo (handebol, futsal, natação, atletismo etc)

 

Em cima desse panorama, crie ações, como:

  • Faça mini formulários impressos pequenos e bem simples, de preenchimento imediato na primeira abordagem do garçom à mesa, com perguntas como: “Quais os seus esportes favoritos? Que tal reunir amigos e parentes para assistir jogos aqui?” Faça um pequeno treinamento com sua equipe. Uma abordagem simpática e ordenada mostra que a casa quer oferecer o melhor ao cliente, criando expectativas positivas.
  • Emails marketing são um bom instrumento. Use o seu cadastro para enviar emails com formulário aos seus clientes, perguntando se eles gostariam de assistir jogos no seu bar/restaurante.
  • Nas duas ações acima, você pode direcionar suas ações de divulgação, evitando abordagens desnecessárias e direcionando melhor.
  • Seu estabelecimento tem página em mídias sociais? Use-as tanto para descobrir o número de fãs quanto anunciar a transmissão dos jogos. Mas atenção: é preciso uma administração profissional, adequada e atenta!
  • Use o seu ambiente para divulgar: coloque cartazes fixos (troque somente o jogo), use o quadro negro se houver, pendure pequenos cartazes estrategicamente colocados.
  • Crie promoções específicas, cortesias, ofereça brindes para torcedores do dia (eles são muito baratos e agradam)
  • Procure perceber os grupos que se reúnem regularmente e os premie pela fidelidade. Crie um quadro de fotos, ofereça brindes: Torcida Nononono, camisetas, bonés etc.
  • Dica: nas áreas comerciais, concentre-se em emails de empresa, pois os grupos se formam mais facilmente nesses locais.

 

Aguarde! Teremos mais dicas sobre o assunto nas próximas postagens!